
INGREDIENTES:
250 gr carne picada de porco
250 gr carne picada de vaca
2 alhos
1 folha de louro
1 cebola
1/2 pimento
polpa de tomate
puré de batata instantâneo
queijo ralado
fiambre
azeite
vinho branco
PREPARAÇÃO:
Colocamos o louro, a cebola, o alho e o pimento picado num tacho com um pouco de azeite e deixamos fritar, até ficar dourada, adicionamos vinho branco, para apurar por uns minutos.
Adicionamos as carnes e o sal e mexemos até a carne perder a cor rosada, logo de seguida vertemos a polpa de tomate.
A carne deve ser cozinhada por uns 45 minutos aproximadamente, por forma a apurar o sabor, mas entretanto devemos verificar o tempero.
Quanto ao puré, não há necessidade de complicar amigos... comprem instantâneo e é só juntar água, leite, manteiga, sal e noz moscada, nas medidas indicadas na caixa. Eu junto água e leite, mas fica ao critério de cada um.
Para esta receita eu deixo o puré bem cremoso, no entanto existe quem prefira mais sólido, por forma a facilitar na hora de servir.Mais uma vez fica ao gosto de cada um.
A montagem, é feita pela seguinte ordem:

Uma camada de puré instantâneo, um pouco de queijo e fiambre, carne, queijo e fiambre e finalmente puré.

Para ficar com uma cor mais apetitosa pincelamos com duas gemas de ovo e levamos ao forno por 5 minutos a gratinar. Decoramos a gosto.
DICA
Para conservar um ramo de salsa por muito tempo, corte-a em pedaços finos, meta-os numa taça de plástico e, de seguida, no congelador. Verá que se conserva por bastante tempo, sem estragar e sempre com o cheirinho da salsa.
5 comentários:
Telma, não é vergonha nenhuma ter um blog em que se avisa logo que talvez não perceba muito do assunto que está a tratar, quanto ao avental, sinceramente nem sempre sabe o que diz apesar dos pequenos requintes de presunção, mas confesso que de vez em quando lá vou ver o que esse cromo passou o domingo a fazer. E se há coisa boa que os americanos e ingleses têm é uma expressão "Keep it simple". Força com o blog!
"Dona Chanfana"
Obrigada pelo comentário... mas o meu nome é Susete... Telma, foi uma amiga que me deu a receita.
Espero ver te mais vezes por aqui!
Obrigada
Amiga, mais uma para as minhas experiências e colecção.
Que agradável...
Estou a imaginar, uma determinada pessoa, à espera dos teus cozinhados, cheio de fome, e a ver-te a arrumar os pratos para as fotos...mais para aqui...mais para ali...e ele, a salivar-se todo.
Hehe...coitadinho!!!
Um beijinho
É, sem dúvida, o meu prato preferido. Eu costumo juntar salsicha com ervas aromáticas e fica uma delícia!
Adoro empadão. Comia todos os dias, a toda a hora!
ola
A mim o empadao nao me corre nada bem... ate tenho algum jeito para a cozinha ... pensei que seria de colocar o pure instantaneo, mas depois vi a tua receita e ainda fiquei mais preocupado a hiih porque será que no meu quando coloca a carne se mistura com o pure?
beijinhos
Enviar um comentário